Dec 3, 2009

UNICAMP


Campinas, 23 a 29 de novembro de 2009 – ANO XXIV – Nº 448 | EXPEDIENTE | ASSINE O JU |





Pesquisa aponta alto consumo de álcool e
tabaco entre crianças do Brasil e Espanha
RAQUEL DO CARMO SANTOS
Estudo realizado na Faculdade de Ciências Médicas (FCM), em conjunto com a Universidade Complutense de Madrid, na Espanha, revela alto índice de consumo de álcool e tabaco entre crianças espanholas e brasileiras, mais precisamente na faixa etária dos 11 anos. Pelos resultados, 74,4% dos alunos espanhóis e 43,8% dos brasileiros já ingeriram bebidas alcoólicas. Quando o assunto é o consumo de tabaco, este percentual cai para 21,9% na Espanha e 12,7% na amostra brasileira. Os dados, segundo a autora da pesquisa no Brasil, a professora da FCM Kátia Stancato, demonstram a existência de uma percepção de menor perigo, assim como uma maior tolerância social, em relação ao álcool do que ao tabaco. A docente alerta, porém, para a gravidade do problema do uso indiscriminado em ambos os casos, já que são drogas consideradas lícitas, cujo consumo é liberado.
“A expectativa é que esses números possam orientar ações de conscientização e educação permanente de pais, alunos, professores e comunidade para um dos mais graves problemas de saúde pública: o consumo de álcool e tabaco cada vez mais frequente em idades precoces. Por isso, este primeiro estudo comparativo de crianças de culturas distintas, além da formulação de um perfil dos padrões de consumo, proporciona informações relevantes que podem subsidiar formuladores de programas de prevenção”, destaca.
A professora salienta ainda que o consumo irresponsável e inadequado das drogas legais tem aumentado nos últimos anos, mas muito pouco se sabe sobre a problemática no público infantil. “É fundamental obter informações objetivas e sistemáticas sobre a situação, assim como identificar os fatores de risco que levam ao consumo e os fatores de proteção que dificultam o seu início e abuso”.
O inquérito multicêntrico com amostragem internacional envolveu a aplicação de questionário entre 1.012 crianças, na faixa etária de 10 a 12 anos, da Espanha e do Brasil, frequentadoras de escolas públicas e privadas de ensino fundamental. No Brasil, a pesquisa foi feita em 2008 em 16 escolas de Campinas, mas com uma amostra inferior ao levantamento realizado na Espanha, em razão de problemas burocráticos. Enquanto a amostragem espanhola foi de 720 crianças, as brasileiras somaram 292. “Estava prevista a participação de 750 crianças brasileiras, mas devido à diferença dos calendários letivos dos países e o atraso nas autorizações legais para a aplicação dos questionários, não foi possível completar a amostra”, explica Kátia.
Denominado “Fatores de risco e fatores de proteção relacionados com o âmbito escolar: sua incidência no consumo de álcool e tabaco em alunos de 11 anos de idade, brasileiros e espanhóis”, o estudo foi realizado sob a coordenação da professora María Pérez Solís, da Universidade Complutense, a partir do programa de cátedras mantido pelas duas universidades.
No primeiro semestre de 2007, María Pérez Solís esteve na Unicamp, enquanto Kátia Stancato passou quatro meses em Madri, no segundo semestre do mesmo ano. A professora María Pérez Solís desenvolveu parte da pesquisa com a colaboração do psicólogo espanhol Isaac Garrido Gutiérrez. No Brasil, Kátia contou com a participação das psicólogas Caroline Conceição Bispo e Alexandra Luciana Licco, da aluna do terceiro ano de Enfermagem Ana Carolina Gaban, e da funcionária da Reitoria Eliene Barros.
Influência Dos pais

Uma porcentagem elevada de pais e de mães consome bebidas alcoólicas, o que poderia indicar um modelo de conduta por parte dos filhos. Entre os espanhóis, 78,5% dos pais e 58,8% das mães fazem uso do álcool, enquanto no público brasileiro, as mães é que consomem mais bebidas alcoólicas. Elas somam 58,8% e os pais, 49%.
Nos resultados brasileiros existe ainda um fator a ser destacado: 36,6% dos entrevistados declararam já ter presenciado a mãe embriagada e, em 11,6%, o pai é quem foi visto alcoolizado, diferentemente dos dados espanhóis, cujo índice foi insignificante neste aspecto. Já a maioria dos participantes espanhóis e brasileiros obteve a bebida em bares, lugares de diversão e em supermercados. Os participantes de ambos os países assinalam como principais motivos para a ingestão de álcool “uma forma de celebração” e “esquecer problemas”.
As circunstâncias em que se dá o consumo das drogas legais também foi alvo de investigação das pesquisadoras. Segundo o relatório, as festas de Natal e Ano Novo, casamentos e batizados são as principais datas em que o consumo das drogas é mais ostensivo. “O estudo descritivo evidenciou que as circunstâncias em que se produz o consumo de bebidas alcoólicas e de tabaco, fundamentalmente, são as festas de Natal e Ano Novo, como se as datas fossem um ritual de iniciação”, destaca trecho das conclusões do relatório.





Jornal da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas / ASCOM - Assessoria de Comunicação e Imprensa
e-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP

1 comment:

Francilúsia Xavier said...

Lamentável!
E as nossas autoridades nada fazem. E a sociedade permanece de braços cruzados. Quanto a mínima parcela que ajuda e socorre... solidão, falta de apoio e muitas vezes até criticas como "insentivo". Deus, com esse podemos contar sempre! "E se deus é por nós..." Um abraço, Pr.