Oct 30, 2012

VALORIZANDO A FAMILIA

Valorizando a Família 


"Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa...”

Nos primeiros capítulos de Gênesis encontramos o relato da criação. Deus criou o homem e por um tempo permitiu que ele estivesse só. Todos os animais tinham seus pares, menos o homem.
E Deus diz então, em Gênesis 2:18 a 25, que não é bom que o homem esteja só. E é criada a mulher, feita de uma parte do corpo do homem, de modo que este se identificasse com ela, que fossem unidos. E Deus diz: “Serão os dois uma só carne”.
A mesma unidade da criação da mulher é vista na geração dos filhos, que se desenvolvem dentro da mãe. Deus criou uma só mulher para o homem, carne da sua carne, e seus filhos também eram únicos.
E logo de início percebemos Satanás querendo destruir essa unidade com o primeiro homicídio. Mas Deus busca preservar a família, pois ela é importante para Ele. (leia mais em Mensagens)
Quando Noé entra com sua família na arca mais uma vez o Senhor busca preservar a família. A família de Noé o obedece, apesar da aparente loucura dele, e por sua obediência são salvos. Deus salvava aquela família por meio de sua unidade.
Podemos perceber na leitura da Bíblia que Deus deseja que toda família seja salva. Ele fez leis que preservam afamília e toda a sua palavravaloriza as relações familiares. O próprio Jesus teve uma família quando esteve na Terra.
A família é tão valorizada por Deus que ele se coloca como nosso pai e como noivo de sua igreja. Somos chamados de família de Deus na Terra. Mas e quanto a nós, estamos valorizando nossa família da forma como Deus deseja?
No mundo hoje observamos um alto índice de divórcios e abandonos. O inimigo está jogando pesado contra a família. Mas qual o modelo de família que Deus deseja ver?
Pais “coruja”, filhos que honram e respeitam, esposos e esposas que fazem o melhor uns pelos outros, que cobram menos e valorizam mais o que já foi feito. Devemos cuidar da nossa família e buscar restaurar o que foi quebrado.
Precisamos verificar onde falhamos até agora para tentarmos reparar nossos erros. Se você não abraça seu pai há tempo e diz eu te amo, faça isso hoje. Se não tem lembrado de sua mãe para honrá-la, mude sua forma de agir. Se não tem sido carinhoso com sua esposa, seja.
O primeiro passo que devemos dar quando queremos salvar nossa família é buscar estar sensível ao Espírito Santo, para que ele possa nos mostrar onde temos errado.
Como Neemias orou e chorou por uma Jerusalém destruída e assolada, devemos orar e chorar por nossa família de modo que Deus nos capacite a restaurá-la.
Em Atos 16:19 a 31 Paulo diz: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa”. Você é o canal que Deus está levantando para alcançar a tua casa. Não desanime. É o diabo que deve ter medo pois você não está sozinho, o Espírito Santo e os anjos do Senhor estão contigo.
Se você é o único convertido em sua família, sua forma de agir deve mostrar Jesus. Eles devem ver o brilho da presença de Deus em sua vida. Não é apenas falar, é viver a palavra, mudar de atitude.
Deus quer trazer salvação para a sua famíla, ele quer salvar seu casamento, seu relacionamento familiar. Mas isso deve partir de você. Enxergue desde já o que Ele pode e vai fazer na sua família.

Pr. Renato Cajeron