Buscar a Visão de Águia é aprimorar-se, evoluir em seus negócios.“
Como todos sabem, a pirâmide corporativa é formada por três níveis:
- Nível operacional - Base da pirâmide.
- Nível tático - Meio da pirâmide.
- Nível estratégico - Topo da pirâmide.
É esperado que as pessoas que compõem o Nível Estratégico da pirâmide corporativa possuam a Visão de Águia, que no mundo corporativo é a habilidade de…
- Ver o aparentemente invisível.
- Ajustar o foco das metas.
- Agir, apesar dos obstáculos.
No A-B-C-D-E da Visão de Águia temos:
- A de ATITUDE: Agir firme em suas próprias convicções, mas não totalmente positivo como se fosse uma fantasia.
- B de BASE: A visão deve ser baseada na realidade do mercado, baseada em pesquisas, baseada na análise destas pesquisas.
- C de CAPACIDADE: A visão sabe que é necessário o conhecimento técnico a capacidade para fazer e competir com qualidade.
- D de DETERMINAÇÃO: Insistir ao invés de desistir. Foco contínuo nas ações que levarão aos objetivos.
- E de ENTUSIASMO: A palavra grega “entheos” significa “Deus em”. Significa que a visão é a capacidade de ver entheos em toda e qualquer circunstância.
Em cada um destes níveis da pirâmide corporativa temos diferentes animais:
- RATO - Nível operacional - enxerga apenas 10 cm
- URSO - Nível tático - enxerga 100 m
- ÁGUIA - Nível estratégico - enxerga 8 km
A águia, assim como todas as aves de rapina e demais animais predadores tem visão frontal para poder ver, calcular distância e encontrar suas presas. A visão frontal é uma característica de animais carnívoros. Os animais com visão frontal tem senso de profundidade ao ver um objeto com os dois olhos ao mesmo tempo. A águia possui oito vezes mais células visuais por centímetro cúbico do que o ser humano.
Voando à altura de 200 metros a águia consegue detectar um objeto do tamanho de uma moedinha, movendo-se na grama de 15 centímetros de altura. A águia pode enxergar um peixe de oito centímetros saltando num lago e oito quilômetros de distância.
As pessoas que têm a visão de uma águia conseguem enxergar o que a maioria não vê. O Negativismo e a visão restritiva são contagiosos. Quando a maioria é deficiente de visão, a miopia corporativa tende a cobrar ônus pesado daqueles que tentam liderar. Havendo visão, não há lugar para o medo.