Jun 12, 2012

HOJE SE OUVIRDES

terça-feira, 22 de março de 2011


“Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração” (Hebreus 3:15)

Postado por: Vida em Cristo às 00:56 Comente





Um a cada cinco jovens não escuta bem

Vídeo-games com volume nas alturas, festas barulhentas toda a semana e, especialmente, iPods que não saem mais dos ouvidos são alguns dos fatores que provocam a surdez precoce e progressiva de um a cada cinco adolescentes ou jovens adultos. O alerta é do engenheiro acústico francês Christian Hugonnet, presidente da Semana do Som, encerrada em Paris na última sexta-feira. “Não temos pesquisas conclusivas quanto a um número, mas o que é certo é que de 10 a 20% dos jovens já não escutam como deveriam para a sua idade”, disse Hugonnet. “É preciso parar imediatamente com o hábito de escutar música alta nos fones de ouvido. Eles ficam próximos demais dos tímpanos, e provocam uma agressão forte e irreversível ao ouvido, que vai ficando cada vez mais preguiçoso, até que pára de trabalhar”, explicou.

O especialista chama atenção para o perigo de uma ferramenta que começou na publicidade e se propagou por tudo o que diz respeito à acústica: a compressão do som, feita para que o menor dos ruídos em um comercial ou em uma música seja superior aos barulhos cotidianos, como os de trânsito. A intenção por trás do artifício sonoro é de que a voz que vende o produto, no filme publicitário, seja entendida mesmo quando disputada com os barulhos do dia-a-dia.

O problema é que a técnica se dissipou para outros ramos, inclusive para a música, e por conta disso o ser humano está cada vez menos capaz de perceber as nuances dos sons. A exposição contínua a essa deformação do som original danifica progressivamente o aparelho auditivo, causando a surdez precoce. …

Sons acima de 80 decibéis – equivalente a uma pessoa falando alto ou gritando – já devem causar preocupação, adverte Hugonnet. O tempo de exposição a altos volumes também precisa ser considerado na hora de prevenir problemas de ouvido. Escutar música em fones de ouvido por duas horas a 80 decibéis pode ser tão traumático para o aparelho auditivo quanto ouvir uma hora a 100 decibéis. …

As previsões para o futuro não são animadoras, conforme o especialista. “Daqui a 30 anos, todo o mundo que mora nas grandes cidades vai falar incrivelmente alto, para os padrões atuais – que já são mais altos que há 10 anos −, e o nosso ouvido não vai mais perceber nuances dos sons. Muita gente não vai nem saber diferenciar o som do piano em relação ao violino.”

(Terra)

Nota: É uma notícia alarmante, sem dúvida. Mas há outro tipo de “surdez” se alastrando rapidamente e contra a qual devemos estar ainda mais atentos: “Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração” (Hebreus 3:15).

HOJE

Se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração



"ASSIM, POIS, COMO DIZ O ESPÍRITO SANTO: HOJE, SE OUVIRDES A SUA VOZ, NÃO ENDUREÇAIS O VOSSO CORAÇÃO COMO FOI NA PROVOCAÇÃO, NO DIA DA TENTAÇÃO NO DESERTO". ( Hb. 3: 7-8).

UMA ADVERTÊNCIA DO DESERTO

O autor indica que, ao longo de toda a nossa vida, a oportunidade de progredir jamais cessa, visto que DEUS está diariamente a nos chamar. Sempre que a fé responde à proclamação do evangelho, assim como a prática de pregar é contínua ao longo de todo o curso da vida, então ela deve ser aperfeiçoada mediante o crescimento da fé. Dessa forma, visto que DEUS jamais cessa de falar, não basta que recebamos sua doutrina com disposição mental, a menos que demos provas de que lhe somos obedientes com a mesma aptidão hoje, amanã e sempre.

Como se observa mediante a reiteração desta advertência bíblica, o autor sagrado mostra a seriedade do problema com que se defrontavam. Ele os conclamava para que dessem ouvido à voz de DEUS, através das Escrituras, nas quais confiavam. Se rejeitassem a CRISTO, automaticamente se tornariam surdos para com DEUS e sua mensagem. Por mais que respeitassem às Escrituras, se deixassem de reconhecer nelas a pessoa de CRISTO, isso lhes serviria apenas de laço, e não de um manancial de bênçãos e de instruções espirituais.

DEUS continua a falar até o dia de hoje: ele pode fazê-lo através de um sorriso de uma criança, da memória das orações de u'a mãe, da agonia de um teste ou de uma perda; ele também pode falar através da grandiocidade de sua criação, do vôo de um pássaro ou da beleza do sol poente.

Mas a voz divina, para aqueles judeus cristãos, far-se-ia ouvir mais poderosamente nas Escrituras do A.T., pois estas apontam tão vividamente para a pessoa de JESUS CRISTO.

É diária a nossa necessidade de progresso e de constância renovada em JESUS CRISTO; e isso fica demonstrado pelo fato de que DEUS nos chama diariamente a renovarmos a nossa lealdade a ele, combatendo o bom combate da fé e mantendo os olhos no alvo distante mas atingível.

Essa citação ilustra para nós a necessidade diária de renovação e perseverança. A gerão do deserto falhou, tendo passado por muitas provas.

Na comunhão da experiência, falharam, finalmente. Toda a experiência acumulada resultou em um zero. O autor sagrado adverte-nos acerca da mesma coisa, que potencialmente pode ocorrer conosco. Devemos dar atenção, por conseguinte, às experiências diárias, porquanto elas é que, finalmente, nos levam à derrota ou à vitória. Nossa perseverança necessária é cultivada mediante o fato que diariamente damos atenção à voz de DEUS; e assim evitarmos a dureza de coração que resulta da negligência, da estagnação, do desvio e do engano do pecado.



"PORQUE NOS TEMOS TORNADO PARTICIPANTES DE CRISTO, SE, DE FATO, GUARDARMOS FIRME, ATÉM O FIM, A CONFIANÇA QUE, DESDE O PRINCÍPIO, TIVEMOS". (Hb. 3:14).



Como nos é permitido observar, o presente texto nos apresenta uma advertência do deserto. Ensina-nos que a própria geração à qual foi dada a lei, aqueles que experimentaram libertação do Egito, que viram muitíssimos prodígios, essa foi justamente a geração que falhou. Mediante muitas queixas, finalmente apostataram de Moisés. Foi essa a geração que contemplou as poderosas obras de DEUS por quarenta anos.

Milagres, sinais e maravilhas não foram suficientes para mante-los firmes. Aquela foi a geração que nunca entrou no descanso prometido, na terra que lhes foi dada para possuírem. E nisso encontramos uma vívida lição. É possível alguém ter muitos privilégios e grandes líderes, enviados por DEUS. É possível alguém ver o poder miraculoso do ESPÍRITO SANTO em operação. É possível alguém receber grandes vantagens espirituais, ter até mesmo experiências pessoais com as maravilhas do ESPÍRITO e, no entanto, deixar-se arrastar pela frieza, e, finalmente, pela apostasia.

Essa é uma séria mensagem, apresentada a cristãos, e não a alguma audiência hipotética e fantasma. É uma mensagem que deve ser considerada como seriedade por cada leitor e assim concluirmos que se dermos atenção à voz de DEUS, isso poderá impedir que cheguemos à mesma experiência desastrosa.



Portanto, "ELE É O NOSSO DEUS, E NÓS, POVO DO SEU PASTO E OVELHAS DE SUA MÃO.

HOJE, SE OUVIRDES A SUA VOZ, NÃO ENDUREÇAIS O CORAÇÃO, COMO EM MERIBÁ, COMO NO DIA DE MASSÁ, NO DESERTO". (Salmo, 95: 7-8).



Fontes. Bíblia Sagrada

Livros: N.T. Interpretado,Epístola aos Hebreus