Aug 25, 2010

APAC TORNA-SE REALIDADE


24/08/2010 - APAC Macau receberá recursos da prefeitura de Guamaré
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rafael Godeiro, junto ao coordenador do Programa Novos Rumos na Execução Penal, juiz Gustavo Marinho, estiveram em Guamaré, nesta segunda-feira, 23, para a assinatura de um convênio, para repasse de recursos para a instalação da primeira Associação de Proteção e Assistência aos Condenados-APAC do Nordeste, a qual está sendo criada na cidade de Macau.

A solenidade aconteceu na Câmara Municipal “Expedito Vieira da Câmara”, quando assinaram o documento o prefeito municipal de Guamaré, Auricélio dos Santos Teixeira, o presidente da APAC Macau, pastor Francisco Joaquim Filho, e o presidente do TJ, des. Rafael Godeiro.

Diante de um plenário tomado pela população da cidade, o juiz Gustavo Marinho falou dos objetivos da APAC e ressaltou que, para a metodologia dar certo, tem que haver o apoio de toda a sociedade. Para o magistrado, a data é marcante, porque foi o primeiro convênio assinado com o propósito de repasse de recursos, o que demonstra o grau de confiança que a prefeitura deposita na APAC.

O prefeito de Guamaré, Auricélio Teixeira, foi um momento muito importante para a cidade, já que recebe do Tribunal de Justiça um projeto "tão importante". Para ele, o Poder Judiciário é "um amigo de sua gestão, um poder que vem ajudando a administrar Guamaré".

Ele ainda definiu a APAC como uma instituição de credibilidade no Brasil e no exterior.

“Como gestor, percebo que os presos precisam de uma oportunidade, podemos não saber qual foi o erro que eles cometeram, mas dando-lhes uma oportunidade estaremos protegendo nossa família”, afirmou o prefeito completando que é obrigação de todos os poderes dar apoio às presos, pois assim está protegendo com isso toda a sociedade.

“Para mim é uma honra participar de um grande ato de coragem que visa melhorar a vida de quem cometeu um erro e contribuir para uma sociedade bem melhor”, finalizou.

O corregedor geral de justiça, des. João Rebouças, disse que o projeto é inédito. Para ele, hoje, no sistema tradicional, a sociedade está alimentando um "monstro" que se chama violência e com isso ela deve se preocupar. Com a APAC, a sociedade está dando uma oportunidade ao preso, o apoio que ele necessita para voltar a ser útil para ela.

Finalizou afirmando que o Poder Judiciário hoje pensa diferente e trata os problemas da sociedade com produtividade, clareza e celeridade.

O presidente disse que a assinatura daquele convênio vai possibilitar a instalação da primeira APAC do nordeste brasileiro na cidade de Macau. “Quando eu vejo um equipe de voluntários, junto com a comunidade inteira interessada em participar do sistema isto significa que a APAC vai dar certo, porque o interesse parte da própria comunidade. Assim, ao invés de criticar destrutivamente ela vai colaborar construtivamente”, explicou.