Dec 3, 2009
UNICAMP
Campinas, 23 a 29 de novembro de 2009 – ANO XXIV – Nº 448 | EXPEDIENTE | ASSINE O JU |
Pesquisa aponta alto consumo de álcool e
tabaco entre crianças do Brasil e Espanha
RAQUEL DO CARMO SANTOS
Estudo realizado na Faculdade de Ciências Médicas (FCM), em conjunto com a Universidade Complutense de Madrid, na Espanha, revela alto índice de consumo de álcool e tabaco entre crianças espanholas e brasileiras, mais precisamente na faixa etária dos 11 anos. Pelos resultados, 74,4% dos alunos espanhóis e 43,8% dos brasileiros já ingeriram bebidas alcoólicas. Quando o assunto é o consumo de tabaco, este percentual cai para 21,9% na Espanha e 12,7% na amostra brasileira. Os dados, segundo a autora da pesquisa no Brasil, a professora da FCM Kátia Stancato, demonstram a existência de uma percepção de menor perigo, assim como uma maior tolerância social, em relação ao álcool do que ao tabaco. A docente alerta, porém, para a gravidade do problema do uso indiscriminado em ambos os casos, já que são drogas consideradas lícitas, cujo consumo é liberado.
“A expectativa é que esses números possam orientar ações de conscientização e educação permanente de pais, alunos, professores e comunidade para um dos mais graves problemas de saúde pública: o consumo de álcool e tabaco cada vez mais frequente em idades precoces. Por isso, este primeiro estudo comparativo de crianças de culturas distintas, além da formulação de um perfil dos padrões de consumo, proporciona informações relevantes que podem subsidiar formuladores de programas de prevenção”, destaca.
A professora salienta ainda que o consumo irresponsável e inadequado das drogas legais tem aumentado nos últimos anos, mas muito pouco se sabe sobre a problemática no público infantil. “É fundamental obter informações objetivas e sistemáticas sobre a situação, assim como identificar os fatores de risco que levam ao consumo e os fatores de proteção que dificultam o seu início e abuso”.
O inquérito multicêntrico com amostragem internacional envolveu a aplicação de questionário entre 1.012 crianças, na faixa etária de 10 a 12 anos, da Espanha e do Brasil, frequentadoras de escolas públicas e privadas de ensino fundamental. No Brasil, a pesquisa foi feita em 2008 em 16 escolas de Campinas, mas com uma amostra inferior ao levantamento realizado na Espanha, em razão de problemas burocráticos. Enquanto a amostragem espanhola foi de 720 crianças, as brasileiras somaram 292. “Estava prevista a participação de 750 crianças brasileiras, mas devido à diferença dos calendários letivos dos países e o atraso nas autorizações legais para a aplicação dos questionários, não foi possível completar a amostra”, explica Kátia.
Denominado “Fatores de risco e fatores de proteção relacionados com o âmbito escolar: sua incidência no consumo de álcool e tabaco em alunos de 11 anos de idade, brasileiros e espanhóis”, o estudo foi realizado sob a coordenação da professora María Pérez Solís, da Universidade Complutense, a partir do programa de cátedras mantido pelas duas universidades.
No primeiro semestre de 2007, María Pérez Solís esteve na Unicamp, enquanto Kátia Stancato passou quatro meses em Madri, no segundo semestre do mesmo ano. A professora María Pérez Solís desenvolveu parte da pesquisa com a colaboração do psicólogo espanhol Isaac Garrido Gutiérrez. No Brasil, Kátia contou com a participação das psicólogas Caroline Conceição Bispo e Alexandra Luciana Licco, da aluna do terceiro ano de Enfermagem Ana Carolina Gaban, e da funcionária da Reitoria Eliene Barros.
Influência Dos pais
Uma porcentagem elevada de pais e de mães consome bebidas alcoólicas, o que poderia indicar um modelo de conduta por parte dos filhos. Entre os espanhóis, 78,5% dos pais e 58,8% das mães fazem uso do álcool, enquanto no público brasileiro, as mães é que consomem mais bebidas alcoólicas. Elas somam 58,8% e os pais, 49%.
Nos resultados brasileiros existe ainda um fator a ser destacado: 36,6% dos entrevistados declararam já ter presenciado a mãe embriagada e, em 11,6%, o pai é quem foi visto alcoolizado, diferentemente dos dados espanhóis, cujo índice foi insignificante neste aspecto. Já a maioria dos participantes espanhóis e brasileiros obteve a bebida em bares, lugares de diversão e em supermercados. Os participantes de ambos os países assinalam como principais motivos para a ingestão de álcool “uma forma de celebração” e “esquecer problemas”.
As circunstâncias em que se dá o consumo das drogas legais também foi alvo de investigação das pesquisadoras. Segundo o relatório, as festas de Natal e Ano Novo, casamentos e batizados são as principais datas em que o consumo das drogas é mais ostensivo. “O estudo descritivo evidenciou que as circunstâncias em que se produz o consumo de bebidas alcoólicas e de tabaco, fundamentalmente, são as festas de Natal e Ano Novo, como se as datas fossem um ritual de iniciação”, destaca trecho das conclusões do relatório.
Jornal da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas / ASCOM - Assessoria de Comunicação e Imprensa
e-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
Nov 25, 2009
Nov 21, 2009
Construção do refeitório.
Pessoal, demos inicio a construção do refeitório, mais ainda não concluimos. Temos cimento e mão de obra, agora falta comprar areia. Precisamos de 1 caçamba para tudo, custa 250,00 reais. Se você quiser cooperar conosco, deposite sua ajuda na conta do Banco do Brasil 22.642-4 ag. 0477-4 em nome de francisco Joaquim da silva filho ou caixa economica ag.0761 cc.1123-4 operação 003.
Conto com você.
Nov 18, 2009
Aos diretores e alunos do Maria Madalena
Na última sexta Feira, que aliás, era um dia 13, que para muito é revestido de supertições, para mim é revestido de bençãos, pois, Deus diz em sua Palavra: "Este é o dia que fez o Senhor, alegremo-nos e regozigemo-nos nele". Portanto, todos os dias são presente de Deus para nós. O mais rico é que quando cheguei ao Maria Madalena, ganhei um grante presente, quase trezentos quilos de alimentos foram doados a casa de apoio. Eles não sabiam, mais estavamos sem nenhum alimento, precisando urgente de ajuda, e eles, guiados por Deus, supriram as nossas necessidades. Aos alunos do intervivência universitária e direção, nosso MUITO OBRIGADO!!!!!!
Oct 28, 2009
Infaticidio indigina
Uma prática pagá entre os indios, tira o direito a vida de toda criança que nasce com defeito: são abandonadas ou enterradas vivas. Infelizmente é o que muitas tribus fazem e conta com o apoio da funai e missõe católicas. Devemos dizer não a esta prática e assegurar o direito a vida as crianças indiginas.
Deixai vir a mim os pequeninos.
Talves não tenha havido em todo mundo um período de tantos males contra as crianças e adolescentes como este. Quanto mais se fazem leis, mais os crimes são cometidos. Nossos olhos estáo cansados de verem na TV crimes e mais crimes contra crianças.
Precisamos nos empenhar para salva-las, e não impedilas de dez paz e segurança.
Crime do hamas.
Todos nós sabemos que Gaza fica localizado no sul de Israel, controlado pelos palestinos, e que também é palco de muitos conflitos. Mais últimamente tornou-se palco de um casamento de 450 homens com crianças de até 12 anos.
Malditos, merecem pena de morte! Estou indignado, e acho que nosso Pai /Celestial também.
Oct 18, 2009
Culto na casa de apoio
Ontem, 17 de Outubro, realizamos um culto com os alunos da casa de apoio. Usamos o texto ddo Evangelho de Marcos 10, sobre o Cego Bartimeu. Bartimeu ouviu falar sobre Jesus e começou a clamar: Jesus, Filho de Davi, tenha compaixão de Mim. Não se importou com a multidão que logo começo a perdi que ficasse calado, mais ele mais alto clamava: Jesus , Filho de Davi, tenha compaixão de mim. Lançou fora sua velha capa e foi ao encontro do mestre que lhe perguntou: que queres que eu te faça? Eu quero ver. Logo viu e seguiu a Jesus no caminho.
Sep 28, 2009
Tocando o céu
Se você sente-se incapaz, não consegue ir muito longe no que realiza, está sempre reclamando de sua situação, leia esta história e veja se fala ao seu coração. Olhe como Deus lhe fez?
Milagre no Cajueiro
Sep 19, 2009
Casa de apoio participa de aula em Diogo lopes
Sep 14, 2009
A beleza da natureza
A natureza nos reserva grandes supresas. Coisas que ocorrem, e que muitas vezes não há explicação. Vejam o tamanho deste cajú. Mais não é um cajú, é uma aborbora em um cajueiro. Acredita? Pois é, a ramagem subiu até o alto do cajueiro e o resultado foi esta beleza ai que voces estão vendo.
Aug 18, 2009
Ajuda da Escola Municipal de Diogo Lopes
Inicio da Obra.
Construção do refeitório.
Precisamos de sua ajuda. Basta nos ajudar com a compra dos tijolos e cimento. Já temos mão de obra, telhas e madeira.
A construção do refeitório irá permitir melhor atendimento aos alunos do projeto. Sabemos que pedir nestes dias não é tarefa fácil diante de tantos escandalos, mais creio que vocês nos ajudarão na tarefa de salvar algumas pessoas do mundo das drogas.
Obrigado.
Aug 11, 2009
Contrução de refeitório
- Caros amigos, você que visita este blog poderá nos ajudar na tarefa de construir um refeitório novo na casa de apoio. Atualmente usamos o que está anexado a casa dos dormitórios. Como queremos ampliar e melhorar nosso atendimento, queremos construir um refeitório na casa de apoio. Para isso precisamos contar com sua ajudar.
- Um milheiro de blocos custa R$ 200,00, significa que cada bloco custa 0,20 centavos. Você pode doar 50 ou 100 blocos. R$ 10,00 ou 20,00.
- Sua ajuda deve ser depositada na conta 25.496-7 Agência 0477-4 Banco do Brasil, em nome da Associação casa de apoio a vida.
- Iremos necessitar de cinco milheiros de tijolos.
- Obrigado por sua ajuda.
Partcipando da conferência regional em João Camara.
Partcipando da conferência regional em João Camara.
Foi ótimo ter participado da conferência regional em João Camara, especialmente contando com o apoi total da primeira dama, que em todos os momentos este presente.
Participando da conferência Regional em João Camara.
Participar da conferência regional em João Camâra foi muito proveitoso. Especialmente por contarmos com o apoio total da prefeitura na pessoa da primeira, que gentilmente esteve conosco os dois dias.
Jul 20, 2009
Presidindo a reunião do conselho da Assistência
Novos Alunos
Minha Lista do Nunca Mais
Minha lista nunca mais
Nunca mais direi eu não posso, pois tudo posso naquele que me fortalece. (Fp.4:13)
Nunca mais direi eu não tenho, pois o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir em Cristo Jesus, cada um das minhas necessidades. (Fp 4:19)
Nunca mais direi que tenho medo, porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. (2Tm 1:7)
Nunca mais direi que tenho dúvidas ou falta de fé, porque eu tenho a medida da fé que Deus repartiu a cada um. (Rm 12:3)
Nunca mais direi que sou fraco, porque o Senhor é a fortaleza da minha vida. (Sal. 27:1) e o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e altivo. (Dn 11:32)
Nunca mais direi que satanás tem supremacia em minha vida, porque maior é aquele que está mim do que aquele que está no mundo. (I Jo 4:4)
Nunca mais direi que estou derrotado, porque Deus em Cristo sempre me conduz em triunfo. (2 Co 2:14)
Nunca mais direi que não tenho sabedoria, pois Cristo Jesus... se tornou da parte de Deus (minha) sabedoria. (I Co 1:30)
Nunca mais direi que estou doente, pois pelas suas pisaduras fui sarado (Is 53:5) e Jesus mesmo tomou as minhas enfermidades e carregou com as minhas doenças. (Mt 8:17)
Nunca mais direi que estou preocupado e frustrado, pois estou lançado sobre ele toda a minha ansiedade, porque ele tem cuidado de mim. (I Pe 5:7). Em Cristo estou livre de cuidados!
Nunca mais direi que estou preso, pois onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade. (2 Co 3:17) Meu corpo é o templo do Espírito Santo!
Nunca mais direi que estou condenado, pois já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. (Rm 8:1)
Estou em Cristo, portanto estou livre de condenação
Nunca mais direi eu não posso, pois tudo posso naquele que me fortalece. (Fp.4:13)
Nunca mais direi eu não tenho, pois o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir em Cristo Jesus, cada um das minhas necessidades. (Fp 4:19)
Nunca mais direi que tenho medo, porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. (2Tm 1:7)
Nunca mais direi que tenho dúvidas ou falta de fé, porque eu tenho a medida da fé que Deus repartiu a cada um. (Rm 12:3)
Nunca mais direi que sou fraco, porque o Senhor é a fortaleza da minha vida. (Sal. 27:1) e o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e altivo. (Dn 11:32)
Nunca mais direi que satanás tem supremacia em minha vida, porque maior é aquele que está mim do que aquele que está no mundo. (I Jo 4:4)
Nunca mais direi que estou derrotado, porque Deus em Cristo sempre me conduz em triunfo. (2 Co 2:14)
Nunca mais direi que não tenho sabedoria, pois Cristo Jesus... se tornou da parte de Deus (minha) sabedoria. (I Co 1:30)
Nunca mais direi que estou doente, pois pelas suas pisaduras fui sarado (Is 53:5) e Jesus mesmo tomou as minhas enfermidades e carregou com as minhas doenças. (Mt 8:17)
Nunca mais direi que estou preocupado e frustrado, pois estou lançado sobre ele toda a minha ansiedade, porque ele tem cuidado de mim. (I Pe 5:7). Em Cristo estou livre de cuidados!
Nunca mais direi que estou preso, pois onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade. (2 Co 3:17) Meu corpo é o templo do Espírito Santo!
Nunca mais direi que estou condenado, pois já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. (Rm 8:1)
Estou em Cristo, portanto estou livre de condenação
Apr 25, 2009
O DIA EM QUE A INGLATERRA PAROU PARA SUZAN
Susan quer chocar você
Publicado em 25/04/2009 marleth@gazetadopovo.com.br
Fale conosco
RSS
Imprimir
Enviar por email
Receba notícias pelo celular
Receba boletins
Aumentar letra
Diminuir letra
Seria um conto de fadas se os contos de fadas não confinassem as mulheres feias nos papéis de bruxas. A escocesa Susan Boyle não é bonita e leva uma vida modesta. Corajosa, apresentou-se em um concurso de calouros transmitido pela tevê para todo o Reino Unido e impressionou o mundo com sua voz e afinação. Parece que todo mundo viu Susan no programa Britain’s Got Talent na tevê, nos jornais ou na internet. As pessoas ficam encantadas com a aparição da mulher de cabelo desgrenhado, que aparenta mais que seus 47 anos, diante de uma plateia e de um júri cruel, que riem dela. A câmera, maldosamente, põe em destaque algumas moças do auditório que não escondem o escárnio diante da figura tão atípica para aquele ambiente de superprodução. Susan canta I dreamed a dream, do musical Os Miseráveis, e seu talento faz os rostos da plateia e do júri assumirem expressões de espanto. Na primeira vez que se vê, é emocionante. Na segunda vez, percebe-se uma sombra cinzenta por trás da “revelação do ano”. Pelo menos eu percebi.
Susan é provocadora sem querer ser. Sua figura desajeitada e ingênua, propositalmente mantida assim pelos produtores do programa, reafirma que não só os bonitos, os “fashion”, os muito jovens têm talento. Na peneirada promovida pela indústria de entretenimento e pela mídia em geral, só sobram os que exibem imagem impecável. Ou alguém acredita que uma misteriosa combinação genética faz com que só meninas bonitas cantem bem? Tenho um palpite que, mesmo como figura exótica, Susan não teria chance em outros países. No reino de Elisabeth II há certa flexibilidade em relação à imagem corporal. Foi lá, afinal, que a linda princesa Diana foi substituída no coração do príncipe por uma madura e pouco vaidosa Camila Parker-Bowles. Preste atenção em filmes ingleses, irlandeses, escoceses e galeses: os atores são ótimos e, quase sempre, têm aparência comum ou são até bem feinhos. Definitivamente, a peneira que se usa por lá é outra.
ultima = 0;
Saiba mais
O gato e a pedra no lago
Grandes personagens que só nós conhecemos
A linha fina
Deixe-me ir, preciso andar
Diga-me o que faz no fim de semana...
Quem é essa tal Susan Boyle, que desrespeita uma por uma todas as regras do mundo das celebridades? Nasceu em uma cidadezinha escocesa, West Lothian. A mãe teve problemas no parto que comprometeram o desenvolvimento psicomotor de Susan e prejudicaram sua vida escolar. Ela passou a vida cuidando da mãe, que morreu, aos 91 anos, em 2007. Como não tem profissão, está desempregada e passa o tempo fazendo trabalho voluntário na igreja. Frase dela em entrevista ao canal ITV, que promove o programa de calouros: “Ria e o mundo rirá com você. Chore e você chorará sozinho. Eu não pretendo chorar sozinha para sempre”. Definitivamente, Susan não é original, mas ousa “sonhar um sonho”, como na música que interpretou. Parece que ousa até sonhar em encontrar um companheiro! Aqui no Brasil, onde os estereótipos que cercam a vida das mulheres são mais resistentes que a monarquia britânica, ririam dela ainda mais que aquela plateia sarcástica do Britain’s Got Talent.
A sombra cinza que vejo por trás da figura simpática de Susan é o uso descarado e impiedoso que os profissionais do show business vão fazer de sua imagem. Acho que não vão mudá-la tanto, pelo menos por enquanto, porque aí a brincadeira perderia a graça. Mas o produtor deve estar esfregando as mãozinhas de excitação, pensando em formas de lucrar em cima da pureza da escocesa. Além do mais, como uma pessoa que vivia confinada em casa, cuidando da mãe idosa, sobrevive à fama mundial? A julgar pelas entrevistas que tem dado, Susan está achando tudo divertido, especialmente o assédio das crianças nas ruas de sua cidade. Pode ser que seja um daqueles casos de 15 minutos de fama. Se for assim, melhor para ela. Lidar com este assédio por muito tempo deve ser enlouquecedor, assim como ver o interesse ir minguando aos poucos.
Consigo imaginar um final feliz para Susan: passado o interesse geral por ela, terá partes em musicais de tempos em tempos, fará sucesso nos cultos da igreja de West Lothian, de vez em quando será convidada para um programa de auditório. Será para sempre uma celebridade em sua cidade. Já está de bom tamanho. Mais que isso, é perigoso.
Marleth Silva é jornalista.
Publicado em 25/04/2009 marleth@gazetadopovo.com.br
Fale conosco
RSS
Imprimir
Enviar por email
Receba notícias pelo celular
Receba boletins
Aumentar letra
Diminuir letra
Seria um conto de fadas se os contos de fadas não confinassem as mulheres feias nos papéis de bruxas. A escocesa Susan Boyle não é bonita e leva uma vida modesta. Corajosa, apresentou-se em um concurso de calouros transmitido pela tevê para todo o Reino Unido e impressionou o mundo com sua voz e afinação. Parece que todo mundo viu Susan no programa Britain’s Got Talent na tevê, nos jornais ou na internet. As pessoas ficam encantadas com a aparição da mulher de cabelo desgrenhado, que aparenta mais que seus 47 anos, diante de uma plateia e de um júri cruel, que riem dela. A câmera, maldosamente, põe em destaque algumas moças do auditório que não escondem o escárnio diante da figura tão atípica para aquele ambiente de superprodução. Susan canta I dreamed a dream, do musical Os Miseráveis, e seu talento faz os rostos da plateia e do júri assumirem expressões de espanto. Na primeira vez que se vê, é emocionante. Na segunda vez, percebe-se uma sombra cinzenta por trás da “revelação do ano”. Pelo menos eu percebi.
Susan é provocadora sem querer ser. Sua figura desajeitada e ingênua, propositalmente mantida assim pelos produtores do programa, reafirma que não só os bonitos, os “fashion”, os muito jovens têm talento. Na peneirada promovida pela indústria de entretenimento e pela mídia em geral, só sobram os que exibem imagem impecável. Ou alguém acredita que uma misteriosa combinação genética faz com que só meninas bonitas cantem bem? Tenho um palpite que, mesmo como figura exótica, Susan não teria chance em outros países. No reino de Elisabeth II há certa flexibilidade em relação à imagem corporal. Foi lá, afinal, que a linda princesa Diana foi substituída no coração do príncipe por uma madura e pouco vaidosa Camila Parker-Bowles. Preste atenção em filmes ingleses, irlandeses, escoceses e galeses: os atores são ótimos e, quase sempre, têm aparência comum ou são até bem feinhos. Definitivamente, a peneira que se usa por lá é outra.
ultima = 0;
Saiba mais
O gato e a pedra no lago
Grandes personagens que só nós conhecemos
A linha fina
Deixe-me ir, preciso andar
Diga-me o que faz no fim de semana...
Quem é essa tal Susan Boyle, que desrespeita uma por uma todas as regras do mundo das celebridades? Nasceu em uma cidadezinha escocesa, West Lothian. A mãe teve problemas no parto que comprometeram o desenvolvimento psicomotor de Susan e prejudicaram sua vida escolar. Ela passou a vida cuidando da mãe, que morreu, aos 91 anos, em 2007. Como não tem profissão, está desempregada e passa o tempo fazendo trabalho voluntário na igreja. Frase dela em entrevista ao canal ITV, que promove o programa de calouros: “Ria e o mundo rirá com você. Chore e você chorará sozinho. Eu não pretendo chorar sozinha para sempre”. Definitivamente, Susan não é original, mas ousa “sonhar um sonho”, como na música que interpretou. Parece que ousa até sonhar em encontrar um companheiro! Aqui no Brasil, onde os estereótipos que cercam a vida das mulheres são mais resistentes que a monarquia britânica, ririam dela ainda mais que aquela plateia sarcástica do Britain’s Got Talent.
A sombra cinza que vejo por trás da figura simpática de Susan é o uso descarado e impiedoso que os profissionais do show business vão fazer de sua imagem. Acho que não vão mudá-la tanto, pelo menos por enquanto, porque aí a brincadeira perderia a graça. Mas o produtor deve estar esfregando as mãozinhas de excitação, pensando em formas de lucrar em cima da pureza da escocesa. Além do mais, como uma pessoa que vivia confinada em casa, cuidando da mãe idosa, sobrevive à fama mundial? A julgar pelas entrevistas que tem dado, Susan está achando tudo divertido, especialmente o assédio das crianças nas ruas de sua cidade. Pode ser que seja um daqueles casos de 15 minutos de fama. Se for assim, melhor para ela. Lidar com este assédio por muito tempo deve ser enlouquecedor, assim como ver o interesse ir minguando aos poucos.
Consigo imaginar um final feliz para Susan: passado o interesse geral por ela, terá partes em musicais de tempos em tempos, fará sucesso nos cultos da igreja de West Lothian, de vez em quando será convidada para um programa de auditório. Será para sempre uma celebridade em sua cidade. Já está de bom tamanho. Mais que isso, é perigoso.
Marleth Silva é jornalista.
O MUNDO EM SUAS MÃOS!
Dia 22, dia da terra!
Em todo o mundo se comemorou o dia da terra. O que estamos fazendo com o nosso planeta? Paulo falando aos Romanos no primeiro século disse: "Porque a terra geme, suportando dores" Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. 88:22
O que estás a fazer por ele?
Igreja Wesleyana
Palestras sobre a páscoa no Sesi
Apr 16, 2009
o que a globo não vai mostrar
O QUE A GLOBO NÃO VAI MOSTRAR
Para quem não sabe, esse é o rio Ganges, sagrado para os hindus. Para nós é algo nojento, apavorante, imundo e impensável mas para eles não, faz parte da cultura. Nesse rio eles soltam os corpos dos mortos sendo cremados em cima de balsas de madeira. Os de "castas inferiores" não podem comprar muita madeira então o corpo não é totalmente cremado, sobrando os restos que aparecem nas fotos... Os mais afortunados compram mais madeira e o corpo queima até virar cinza. Nesse rio eles tomam banho, bebem a água, lavam suas roupas ... As vacas sao consideradas santas também e são muito respeitadas e, quando morrem, também são jogadas no rio. Ai que nojentoooo...
Para quem não sabe, esse é o rio Ganges, sagrado para os hindus. Para nós é algo nojento, apavorante, imundo e impensável mas para eles não, faz parte da cultura. Nesse rio eles soltam os corpos dos mortos sendo cremados em cima de balsas de madeira. Os de "castas inferiores" não podem comprar muita madeira então o corpo não é totalmente cremado, sobrando os restos que aparecem nas fotos... Os mais afortunados compram mais madeira e o corpo queima até virar cinza. Nesse rio eles tomam banho, bebem a água, lavam suas roupas ... As vacas sao consideradas santas também e são muito respeitadas e, quando morrem, também são jogadas no rio. Ai que nojentoooo...
A INDIA QUE A GLOBO NÃO MOSTRA
Enquanto uma novela conquista o público, difundindo o hinduísmo, a maioria dos telespectadores não tem noção da realidade dessa religião, que está por trás da maior parte das idéias da Nova Era.
Quando os deuses se enganam O que pensar de um deus que corta a cabeça de um menino por engano e em troca lhe dá uma cabeça de elefante? Deuses que se enganam são deuses vãos. Eles não são confiáveis. Mesmo assim, têm adoradores que se sacrificam por eles: Na revista alemã Der Spiegel apareceu a história de um adolescente indiano de 16 anos que decidiu fazer uma oferenda singular ao deus Shiva[1]. Sua peregrinação ao templo Trinath em Rourkela, na Índia, durou dez semanas. “Você jamais será alguém na vida!”, costumava dizer seu pai. Aswini Patel andava sempre sozinho e não era muito popular na escola, nem entre as crianças da vizinhança. Em casa, ele tinha de escutar acusações constantes de ser pouco inteligente e preguiçoso. Finalmente, ele decidiu não ouvir mais as ordens de ninguém. Ele decidiu que iria ouvir somente aos deuses. Aswini era especialmente fascinado por Shiva, o deus de muitos braços. Foi Shiva que, por engano, cortou a cabeça do filho de sua mulher. Em troca, deu-lhe uma cabeça de elefante. Assim surgiu um novo deus, chamado Ganesha. Essa história impressionou muito a Aswini.No começo de maio de 2008, depois de uma viagem penosa, o jovem finalmente chegou ao templo cinzento de Shiva. Tirou uma lâmina de barbear de seu bolso, olhou bem para o pequeno deus de pedra e murmurou: “Senhor Shiva”. Aí estendeu sua língua e cortou um pedaço dela, depositando-o como oferenda ao lado da estátua do seu ídolo. Seu grito de dor chamou a atenção da esposa de um sacerdote, que o socorreu. Algum tempo depois, a polícia levou Aswini ao hospital, onde foi imediatamente operado. Quando seu pai chegou no dia seguinte, só abraçou seu filho. Não o xingou nem o repreendeu pelo que tinha feito. Apenas disse que o rapaz era maluco e que tudo iria ficar bem. Os médicos explicaram que Aswini voltaria a falar em alguns meses e que o resto de sua língua iria se readaptar para articular as palavras.
A Bíblia deixa bem claro: “Que digo, pois? Que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o próprio ídolo tem algum valor? Antes, digo que as coisas que eles sacrificam, é a demônios que as sacrificam e não a Deus; e eu não quero que vos torneis associados aos demônios” (1 Co 10.19-20).
É muito triste que um jovem de origem humilde tenha feito algo assim. Desprezado pelos conhecidos, impelido pelas religiões ao seu redor, movido pela esperança de uma vida melhor e em busca de atenção e afeto, Aswini se dispôs a um sacrifício dolorido. Mas, por trás desse gesto está toda a cruel realidade do demonismo, da fúria destrutiva de Satanás, de seu engano e de suas impiedosas mentiras.
O jovem fez uma longa viagem e se dispôs a sacrificar um pedaço de sua língua a um deus que, por engano, cortou a cabeça do filho de sua mulher, dando-lhe em troca uma cabeça de elefante. Que deus é esse que se engana dessa forma e nem percebe estar matando seu próprio enteado? Na verdade, esses ídolos não são capazes de coisa nenhuma, pois não podem absolutamente nada, nem mesmo agir por engano:
“No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada. Prata e ouro são os ídolos deles, obra das mãos de homens. Têm boca e não falam; têm olhos e não vêem; têm ouvidos e não ouvem; têm nariz e não cheiram. Suas mãos não apalpam; seus pés não andam; som nenhum lhes sai da garganta. Tornem-se semelhantes a ele os que os fazem e quanto neles confiam” (Sl 115.3-8).
O demonismo que está por trás dos ídolos é que impele as pessoas a atos tresloucados como o desse jovem indiano. Muitos sofrem com compulsões demoníacas por buscarem sua salvação nos lugares errados, ao invés de procurarem auxílio em Deus, que se revelou em Jesus Cristo e quer ajudar a cada um em qualquer situação.
Como é diferente desses falsos deuses aquilo que Pedro diz de Jesus: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna” (Jo 6.68). Suas palavras poderiam ser transcritas assim: “Senhor, a quem poderíamos nos dirigir? Teria de haver alguém maior do que Tu! Mas não há ninguém. Tua grandeza suprema se mostra não em símbolos nem em sinais e milagres, mesmo que estes Te acompanhem, mas naquilo que Tu dizes e com o que Tu nos dás pela Tua Palavra. Tu tens as palavras da vida eterna, essa é a grande diferença. Ninguém do mundo visível ou invisível pode tentar comparar-se contigo. Ninguém é mais importante, mais consistente ou mais significativo do que Tu, e ninguém pode dar o que Tu dás. Diante de Ti todos os grandes deste mundo somem na insignificância. Por isso, está fora de questão para quem iremos e a quem nos dirigiremos com todo o nosso ser”.
No lugar de tentarmos ofertar alguma coisa a Deus tentando agradá-lO, foi Ele que se ofereceu em sacrifício através de Jesus Cristo (2 Co 5.18-19). Por meio desse sacrifício em nosso lugar recebemos o perdão dos nossos pecados e uma vida santificada, além de sermos considerados aperfeiçoados diante de Deus, em Jesus:
Perdão: “...agora... ao se cumprirem os tempos, se manifestou uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o pecado” (Hb 9.26).
Santificação: “Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas” (Hb 10.10).
Perfeição: “Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados” (Hb 10.14).
Quem aceita, de forma pessoal, pela fé, o sacrifício de Jesus, passa a usufruir de todo o agrado de Deus: “pois eles mesmos, no tocante a nós, proclamam que repercussão teve o nosso ingresso no vosso meio, e como, deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro e para aguardardes dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura” (1 Ts 1.9-10). (Norbert Lieth - chamada da meia noite. http://www.chamada.com.br/
A Bíblia deixa bem claro: “Que digo, pois? Que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o próprio ídolo tem algum valor? Antes, digo que as coisas que eles sacrificam, é a demônios que as sacrificam e não a Deus; e eu não quero que vos torneis associados aos demônios” (1 Co 10.19-20).
É muito triste que um jovem de origem humilde tenha feito algo assim. Desprezado pelos conhecidos, impelido pelas religiões ao seu redor, movido pela esperança de uma vida melhor e em busca de atenção e afeto, Aswini se dispôs a um sacrifício dolorido. Mas, por trás desse gesto está toda a cruel realidade do demonismo, da fúria destrutiva de Satanás, de seu engano e de suas impiedosas mentiras.
O jovem fez uma longa viagem e se dispôs a sacrificar um pedaço de sua língua a um deus que, por engano, cortou a cabeça do filho de sua mulher, dando-lhe em troca uma cabeça de elefante. Que deus é esse que se engana dessa forma e nem percebe estar matando seu próprio enteado? Na verdade, esses ídolos não são capazes de coisa nenhuma, pois não podem absolutamente nada, nem mesmo agir por engano:
“No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada. Prata e ouro são os ídolos deles, obra das mãos de homens. Têm boca e não falam; têm olhos e não vêem; têm ouvidos e não ouvem; têm nariz e não cheiram. Suas mãos não apalpam; seus pés não andam; som nenhum lhes sai da garganta. Tornem-se semelhantes a ele os que os fazem e quanto neles confiam” (Sl 115.3-8).
O demonismo que está por trás dos ídolos é que impele as pessoas a atos tresloucados como o desse jovem indiano. Muitos sofrem com compulsões demoníacas por buscarem sua salvação nos lugares errados, ao invés de procurarem auxílio em Deus, que se revelou em Jesus Cristo e quer ajudar a cada um em qualquer situação.
Como é diferente desses falsos deuses aquilo que Pedro diz de Jesus: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna” (Jo 6.68). Suas palavras poderiam ser transcritas assim: “Senhor, a quem poderíamos nos dirigir? Teria de haver alguém maior do que Tu! Mas não há ninguém. Tua grandeza suprema se mostra não em símbolos nem em sinais e milagres, mesmo que estes Te acompanhem, mas naquilo que Tu dizes e com o que Tu nos dás pela Tua Palavra. Tu tens as palavras da vida eterna, essa é a grande diferença. Ninguém do mundo visível ou invisível pode tentar comparar-se contigo. Ninguém é mais importante, mais consistente ou mais significativo do que Tu, e ninguém pode dar o que Tu dás. Diante de Ti todos os grandes deste mundo somem na insignificância. Por isso, está fora de questão para quem iremos e a quem nos dirigiremos com todo o nosso ser”.
No lugar de tentarmos ofertar alguma coisa a Deus tentando agradá-lO, foi Ele que se ofereceu em sacrifício através de Jesus Cristo (2 Co 5.18-19). Por meio desse sacrifício em nosso lugar recebemos o perdão dos nossos pecados e uma vida santificada, além de sermos considerados aperfeiçoados diante de Deus, em Jesus:
Perdão: “...agora... ao se cumprirem os tempos, se manifestou uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o pecado” (Hb 9.26).
Santificação: “Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas” (Hb 10.10).
Perfeição: “Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados” (Hb 10.14).
Quem aceita, de forma pessoal, pela fé, o sacrifício de Jesus, passa a usufruir de todo o agrado de Deus: “pois eles mesmos, no tocante a nós, proclamam que repercussão teve o nosso ingresso no vosso meio, e como, deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro e para aguardardes dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura” (1 Ts 1.9-10). (Norbert Lieth - chamada da meia noite. http://www.chamada.com.br/
Apr 11, 2009
Celebrando a páscoa em Baixa do Meio
Celebrando a páscoa em Baixa do Meio
Apr 10, 2009
o salário do pecado é a morte.
o que é salario? O salário vem de sal. Os soldados romanos recebeiam seus pagamentos em sal, moeda corrente no império romano. Salário é portanto pagamento por serviços prestados, recompensa de algo. A recompensa para quem vive pecando (errando o alvo, já que a etimologia da palavra pecado no hebraico é errar o alvo), é a morte. Nunca alguém ficou com bons dividendos por viver pecando, errando o alvo. Que o alvo? O de agradar a Deus, já que fomos criados para a sua glória (Efésios 1:5,6). Exemplo: o filho pródigo, lucas 15, resolveu viver a sua vida a seu modo. viveu dissolutamente, mais quais foram os resultados? Perdeu tudo, a tal ponto de comer migalhas dos porcos. Este é um exemplo de que o salario do pecado gera a morte.
O LIVRO DE PROVÉRBIOS E A BEBIDA.
Veja o que ensina o livro de Provérbios sobre o uso excessivo do álcool. Essas verdades foram escritas por Salomão a 3.000 anos. Veja como a Bíblia é atual.
Peovérbios 23:29-35.
29
Para quem são os ais? Para quem os pesares? Para quem as pelejas? Para quem as queixas? Para quem as feridas sem causa? E para quem os olhos vermelhos?
30
Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando vinho misturado.
31
Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente.
32
No fim, picará como a cobra, e como o basilisco morderá.
33
Os teus olhos olharão para as mulheres estranhas, e o teu coração falará perversidades.
34
E serás como o que se deita no meio do mar, e como o que jaz no topo do mastro.
35
E dirás: Espancaram-me e não me doeu; bateram-me e nem senti; quando despertarei? aí então beberei outra vez.
Apr 5, 2009
Familias visitam a casa de apoio
Mar 29, 2009
AMIGOS QUE AJUDAM A CASA DE APOIO
QUERO AGRADECER AOS AMIGOS DA CASAD E APOIO. ENTRE ELES ESTÃO ROGÉRIO DO MATERIAL DE CONSTRUIÇÃO NO VALADÃO QUE SEMPRE NOS ATENDER JUNTO COMSUA ESPOSA. PESSOAS COMO ESSA TENHO A CERTEZA QUE SÃO RICAMENTE ABENÇOADAS POR DEUS.
E A RENAN CONTABILISTA, QUE GENEROSAMENTE NOS AJUDA TODOS OS MESES, PRONTAMENTE, DE TODO O CORAÇÃO.
SINCERAMENTE SÓ POSSO DIZER: DEUS OS ABENÇOE E OS FAÇA PROSPERAR AINDA MAIS.
FESTAS
É ISSO QUE OS JOVENS QUEREM PARA SI? AS FESTAS RAVES QUE DURAM ATÉ 72 HORAS, ONDE MUITA DROGA ROLA, SÓ TEM LEVADO MUITOS A UMA VIDA DEGRADANTE. DIGA NÃO A ESTE TIPO DE VIDA.
A VIDA É BELA QUANDO VIVIDA BEM LONGE DOS PRAZERES MUNDANOS.
"NÃO AMEIS O MUNDO, NEM TUDO O QUE HÁ NO MUNDO. PORQUE O MUNDO PASSA, BEM COMO A SUA CONCUPISCÊNCIA, MAIS AQUELE QUE FAZ A CONTADE DE DEUS PERMANECE ETERNAMENTE" i joão 2:15,16
VIDA SEM PROPÓSITO E INCONSEQUENTE!
E ISSO QUE MUITOS JOVENS QUEREM, UMA VIDA SEM LIMITES E INCONSEQUENTE. AS CHAMADAS FESTAS HEVES
o que você sabe sobre a páscoa?
recentemente fiz uma pesquisa com alunos do ensino fundamental II da Escola Professora
Maria Madalena de Baixa do Meio em Guamaré. A pesquisa pedia que os alunos respondessem a pergunta: O que você sabe sobre a páscoa? Veja abaixo o resultado.
Maria Madalena de Baixa do Meio em Guamaré. A pesquisa pedia que os alunos respondessem a pergunta: O que você sabe sobre a páscoa? Veja abaixo o resultado.
DROGAS! VÍCIO OU PREPICÍO?
Toda pessoa tem um vício...
Hábito, mania ou costume!
Algum levao O PRECIPÍCIO
Quem bebe, joga ou fuma,
Quem consome alguma DROGA,
E para o abismo se afoga!
A repetição frequente
Cria um ato envolvente
É a disposição adquerida
Subjugando o poder mental
Destruindo a própria vida
Tornando comum, habitual.
O vício tem inicio certo
Mas, seu fim é incerto...
Começa como brincadeira
Ou desejo para experimentar
Bebe, fuma ou cheira!
Tal um jogo para dominar.
O primeiro gole de bebida,
Vinho, uísque ou cachaça
O primeiro trago da vida
Cigarro, maconha e fumaça
Primeira inalação da droga
Assim o vício domina e afoga.
continua......
Mar 28, 2009
retiro espiritual na casa de apoio
A igreja Missão de Assu promoveu um excelente retiro no periodo de carnaval na casa de apoio.
Ação Social na casa de apoio
Feb 28, 2009
O Melhor para Macau
Você já pensou o que é melhor para Macau? Temos ouvido sempre nas esquinas politicos, professeros, pastores, etc, sempre a gritar: queremos o melhor para Macau. Mais o que de fato é o melhor para nossa cidade.
Precisamos pensar sobre isso. O melhor para Macau são mais escolas? Melhor saúde? Mais segurança? Melhor infraestrutura?
O melhor para Macau na minha opinião é mais da pessoa de Cristo em suas vidas. Estudos mostram que a população de Macau vai muito pouco a igreja, seja evangèlicas ou católicas. Mais infelizmente se colocar um trio na rua com uma banda, quase todos saem de casa para segui-lo. Daqui a pouco temos que formas igrejas em trios elétricos.
Que Deus nos ajude!
Feb 26, 2009
MEU PAI, O TÓXICO ME MATOU
Sinto muito meu pai, acho que esse diálogo é o último que tenho com o senhor. Sinto muito mesmo. Sabe meu pai; está em tempo do senhor saber toda a verdade que nunca suspeitou. Vou ser breve e claro. O tóxico me matou meu pai. Travei conhecimento com meu assassino aos 15 anos de idade. É horrível, não? Sabe como nós conhecemos isso? Foi através de um cidadão elegantemente vestido, bem elegante mesmo, e bem falante, que nos apresentou o nosso futuro assassino: O tóxico. Eu tentei, mas tentei mesmo recusar, mas o cidadão mexeu com o meu brio, dizendo que eu não era homem! Não preciso dizer mais nada, não é? Ingressei no mundo das drogas. No começo foram tonturas, depois o devaneio e a seguir a escuridão. Não fazia nada sem que a droga estivesse presente. Depois veio o medo, a falta de ar, alucinações e depois a euforia novamente. Sabe pai, a gente, quando começa acha engraçado. Até Deus eu achava rediculo. Hoje neste hospital, eu reconheço, que Deus é o ser mais importante para mim no mundo. Eu sei que sem Deus e a ajuda Dele, eu não estaria escrevendo esta carta. Pai, o senhor pode acreditar, a vida de um toxicômano é terrível, a gente se sente dilacerado por dentro. É terrível, e todo hovem deve saber disso para não entrar nessa. Ah! Querido Pai..Jà não posso dar nem três passos sem me cansar. Os médicos dizem que vou ficar curado, mas, quando saem do meu quarto, balançam a cabeça num gesto de doente terminal. Éu só tenho 19 anos e sei que não tenho a menor chance de viver, é muito tarde para mim. Para o senhor, tenho um último pedido a fazer. Diga a todos os jovens o que o senhor conhece e mostre a eles esta carta. Diga que em cada porta de escola, em cada cursinho, em cada faculdade ou qualquer lugar, haverá sempre um homem elegantemente vestido, bem falante, que irá mostrar-lhes o seu futuro assassino. o destruidor de suas vidas e levará a loucura e a morte como eu. Por favor faça isso, meu querido Pai, antes que seja tarde demais também para queles todos. Perdo-me, meu Pai, perdoe-me por fazê-lo sofrer e também pelas minhas loucuras. Adeus meu pai.
Este é um caso verídico. É o relato de um jovem de 19 anos, que faleceu assim que acabou de escrever esta carta, dando ciência do perigo do uso de drogas. Esta carta está documentada nos anais do Hospital de São Paulo no dia 23 de Maio de 1994.
Este é um caso verídico. É o relato de um jovem de 19 anos, que faleceu assim que acabou de escrever esta carta, dando ciência do perigo do uso de drogas. Esta carta está documentada nos anais do Hospital de São Paulo no dia 23 de Maio de 1994.
Alunos da casa continuam em plena atividades
Feb 1, 2009
POR QUE DEMORAMOS A ACREDITAR?
Por que só acreditamos quando acontece? São tantas as vitimas das drogas, em faixa de idade, sem distinção de cor ou religião, ela afeta a todos. Infelizmente mais uma jovem macauense foi vitima das drogas e da violência em Macau. Já vi muitos partirem. Mais eu me questiono: eles são vitimas das drogas ou da nossa incompetência, fragilidade, covardia, desumanidade, da nossa falta de coragem para enfrentar o problema? Eles são, sim, vitimas da falta de politicas públicas que acabe com as misérias sociais, de programas que tirem os jovens da ociosidade, de uma educação de qualidade em nosso pais e em nossa cidade. Infelizmente vejo que nossos politicos não estão nem ai que as mezelas alheias. Espero que possamos fazer algo mais do que simplesmente discurssar.
Jan 29, 2009
anti-corrupção
A família anti-corrupção
Mayumi Domingues Kato
Olá, sou o Voto. Sou uma das atitudes que podem evitar a corrupção, pois o meu dono é o povo. E sabe como posso ajudar?
Se cada cidadão me usar com consciência, este grande problema que é a corrupção começará a se resolver, mas se a população me anular, a corrupção só irá aumentar.
É claro que não sou o único que pode ajudar a resolver esse problema. A Cobrança também pode ajudar a resolver, veja como: por exemplo, se o político prometeu construir mais escolas, a sociedade é quem tem que cobrar atitudes assim. Viu como se usa a minha grande amiga Cobrança?
Para votar certo e cobrar atitudes corretas a população tem que procurar usar a Informação, querendo saber o que é que o governo faz com a verba pública, assim evitando o desvio e lavagem do dinheiro do povo.
E por último, fazer uso desta maravilhosa dupla, a Manifestação e o Abaixo-Assinado, na luta contra as injustiças do nosso país. Com a Manifestação podemos expressar a insatisfação com o governo e pedir a cassação de seus mandados. E o mesmo pode acontecer com o Abaixo-Assinado.
Portanto a família Anti-Corrupção é formada pelo próprio Voto, que sou eu, a Cobrança, a Informação, a Manifestação e o Abaixo-Assinado, utilizados no combate a família Corrupção, que é formada pela própria Corrupção, Desvio, Falta de Vergonha e outros menos perigosos.
Por fim, o lema da família Anti-Corrupção sempre será: Corrupção não, honestidade sim.
Créditos: Mayumi Domingues Kato é uma das crianças ganhadoras do concurso de redação da CGU. Mayumi mora em Itapetininga-SP, estuda na Escola Estadual Professor Abílio Fontes, tem 12 anos e está cursando a 6ª série do ensino fundamental.
Mayumi Domingues Kato
Olá, sou o Voto. Sou uma das atitudes que podem evitar a corrupção, pois o meu dono é o povo. E sabe como posso ajudar?
Se cada cidadão me usar com consciência, este grande problema que é a corrupção começará a se resolver, mas se a população me anular, a corrupção só irá aumentar.
É claro que não sou o único que pode ajudar a resolver esse problema. A Cobrança também pode ajudar a resolver, veja como: por exemplo, se o político prometeu construir mais escolas, a sociedade é quem tem que cobrar atitudes assim. Viu como se usa a minha grande amiga Cobrança?
Para votar certo e cobrar atitudes corretas a população tem que procurar usar a Informação, querendo saber o que é que o governo faz com a verba pública, assim evitando o desvio e lavagem do dinheiro do povo.
E por último, fazer uso desta maravilhosa dupla, a Manifestação e o Abaixo-Assinado, na luta contra as injustiças do nosso país. Com a Manifestação podemos expressar a insatisfação com o governo e pedir a cassação de seus mandados. E o mesmo pode acontecer com o Abaixo-Assinado.
Portanto a família Anti-Corrupção é formada pelo próprio Voto, que sou eu, a Cobrança, a Informação, a Manifestação e o Abaixo-Assinado, utilizados no combate a família Corrupção, que é formada pela própria Corrupção, Desvio, Falta de Vergonha e outros menos perigosos.
Por fim, o lema da família Anti-Corrupção sempre será: Corrupção não, honestidade sim.
Créditos: Mayumi Domingues Kato é uma das crianças ganhadoras do concurso de redação da CGU. Mayumi mora em Itapetininga-SP, estuda na Escola Estadual Professor Abílio Fontes, tem 12 anos e está cursando a 6ª série do ensino fundamental.
Controle social
O Cidadão e o Controle Social
Você que é aluno e cidadão, procure fazer valer sua cidadania no controle dos gastos públicos, principalmente onde você mora, trabalha, estuda e vive.
No caso dos municípios, por exemplo, a Constituição Federal assegura, no § 3º do Artigo 31, que suas contas ficarão à disposição de qualquer contribuinte para exame e apreciação durante 60 dias, anualmente, sendo possível o questionamento da legitimidade das contas nos termos da lei. O cidadão também tem o direito de ter acesso aos processos de compras e ao conteúdo dos contratos celebrados pela Administração Pública, podendo acompanhar, por exemplo, a sessão pública de julgamento de propostas em uma licitação.
O cidadão, no exercício do controle social, deve estar atento ao cumprimento dos objetivos das políticas públicas, denunciando possíveis irregularidades encontradas aos diversos órgãos que possuem competência para atuar. Conforme o caso, podem ser contatados órgãos como a Controladoria-Geral da União (CGU), o Ministério Público Estadual, o Ministério Público Federal, os Tribunais de Contas do Município, do Estado e da União; as Câmaras de Vereadores e Assembléias Legislativas e os Conselhos responsáveis pelo acompanhamento da respectiva política.
A efetividade dos mecanismos de controle social depende essencialmente da capacidade de mobilização da sociedade e do seu desejo de contribuir. É de fundamental importância que cada cidadão assuma a tarefa de participar da gestão governamental, de exercer o controle social da despesa pública. Somente com a participação da sociedade será possível um controle efetivo dos recursos públicos, o que permitirá uma utilização mais adequada dos recursos financeiros disponíveis.
Você que é aluno e cidadão, procure fazer valer sua cidadania no controle dos gastos públicos, principalmente onde você mora, trabalha, estuda e vive.
No caso dos municípios, por exemplo, a Constituição Federal assegura, no § 3º do Artigo 31, que suas contas ficarão à disposição de qualquer contribuinte para exame e apreciação durante 60 dias, anualmente, sendo possível o questionamento da legitimidade das contas nos termos da lei. O cidadão também tem o direito de ter acesso aos processos de compras e ao conteúdo dos contratos celebrados pela Administração Pública, podendo acompanhar, por exemplo, a sessão pública de julgamento de propostas em uma licitação.
O cidadão, no exercício do controle social, deve estar atento ao cumprimento dos objetivos das políticas públicas, denunciando possíveis irregularidades encontradas aos diversos órgãos que possuem competência para atuar. Conforme o caso, podem ser contatados órgãos como a Controladoria-Geral da União (CGU), o Ministério Público Estadual, o Ministério Público Federal, os Tribunais de Contas do Município, do Estado e da União; as Câmaras de Vereadores e Assembléias Legislativas e os Conselhos responsáveis pelo acompanhamento da respectiva política.
A efetividade dos mecanismos de controle social depende essencialmente da capacidade de mobilização da sociedade e do seu desejo de contribuir. É de fundamental importância que cada cidadão assuma a tarefa de participar da gestão governamental, de exercer o controle social da despesa pública. Somente com a participação da sociedade será possível um controle efetivo dos recursos públicos, o que permitirá uma utilização mais adequada dos recursos financeiros disponíveis.
Jan 24, 2009
A procura de apoio
Estamos a procura de apoio para as atividades da cada de apoio. Aquele que quiser ser contribuinte pode nos convidar para uma conversa. O importante é o bom desejo do coração. Cada pessoa tirada das ruas é um alivio para a familia e sociedade. Sinceramente todos os dias recebo apelo de jovens querendo se internar, mais infelizmente não tenho como ajudar a todos. O maior problema hoje em Macau é o número crescente de mulheres usando drogas. No Nordeste há apenas (que tenho conhecimeneto), apenas duas unidades de tratamento para mulheres, uma em Caruaru e outro em Fortaleza. A fundação do amor de Caicó pretende abrir uma unidade em Currais Novos, tomara que logo aconteça.
A casa de apoio é uma instituição sem fins lucrativos, tudo que recebemos empregamos na recuperação de vidas.
Estou envergonhado com o meu Brasil. Como será o futuro do meu país?
Lubrificantes íntimos, para serem distribuídos aos homossexuais
Qualquer sujeito
Marcos Aranha
O Ministro da Saúde, o sr. Temporão, autorizou a compra de 15 mil tubos de lubrificantes íntimos, para serem distribuídos aos homossexuais.O lubrificante se destina a facilitar o coito anal entre eles, diminuindo qualquer sensação dolorosa.Segundo a imprensa e a internet, a cortesia feita aos gays custou aos cofres públicos a bagatela de 40 milhões de reais.A Saúde Brasileira que Lula já disse "ter atingido quase a perfeição" é um desastre.O caos é generalizado.Ao amanhecer do dia de Natal quando procurava identificar no Hospital do Trauma, meu motorista desaparecido no dia anterior, encontrei dezenas de pessoas "alojadas" no setor de emergência.Gente em camas, em macas e no chão mesmo. E eu a olhar rosto por rosto.Ali todos os médicos e paramédicos, atendentes, enfermeiros e maqueiros, trabalhavam intensamente, moviam-se sem parar numa verdadeira loucura.Achei Marinaldo na sala de recuperação pós anestésica num leito com uma placa "não identificado", entubado, com o crânio enfaixado com um aviso escrito sobre a fronte: "sem osso".Fizeram-lhe a craniotomia para descomprimir e não conseguiram colocar o cérebro inchado no lugar.Ficou coberto somente com a pele.Comecei a lutar por uma vaga na UTI, onde, junto com um milagre de Deus ele poderia ter uma mínima chance de ficar vivo.Todos os leitos de UTI estavam ocupados com doentes graves.Só no fim da tarde conseguimos coloca-lo na UTI.Marinaldo entrou em morte encefálica e, já no sábado à noite, começaram a captarem-lhe os órgãos: córneas, rins, fígado e o coração.Sepultei Marinaldo na segunda feira, quando cessou meu pesadelo.O leitor pergunta: o que é que tem isso a ver com lubrificante íntimo para homossexuais?Tem sim!O Sr. Ministro da Saúde gastou 40 milhões de reais para que homossexuais possam ter relações sexuais mais confortavelmente, achando bem bom!Um trabalhador jovem pai de filhos menores pode morrer só por falta de um leito de UTI.Um gestor de saúde sério, sem receber propina ou "participação", com 40 milhões, monta 160 leitos excelentes de UTI, a 250 mil reais cada um.Nos hospitais públicos e nos hemocentros brasileiros falta bolsa para coleta de sangue e os hemoderivados fatores VIII e IX da coagulação, essenciais para a sobrevivência dos hemofílicos.Nas Secretarias de Saúde faltam remédios de uso contínuo para cardíacos e para doentes renais. Faltam vacinas...Um doente renal espera 6 anos numa lista de transplantes fazendo hemodiálise 3 vezes por semana.Um tortura: duas furadas na veia com uma agulha da grossura de um prego e 4 horas sentado junto de uma máquina de diálise.Depois sai cambaleante, pra começar tudo de novo, depois de um dia de "descanso".Um dia, a felicidade bate na porta dele, pois chamam-no para receber um rim de um doador, como foi Marinaldo.Tempos depois, recebe a notícia que na Secretaria de Saúde acabou o medicamento imunosupressor que evita a rejeição do rim que mantém a vida dele.Enlouquece a família, faz-se cotas e rifas, pede-se até esmolas para que ele não morra. Vai-se até à Justiça e o tempo passando antes que arranjem o remédio, muitas vezes quando o processo de rejeição já começou.Taí... Quando critico o gasto milionário com lubrificantes íntimos não se trata de preconceito explícito.É somente revolta com o menosprezo do Ministro da Saúde com a vida humana em risco e a preferência dele para o conforto dos homossexuais saudáveis.Não sei se ele teve alguma experiência dolorosa traumatizante que agora tenta compensar com essa "doação".A saliva, coisa gratuita que tanto o homossexual ativo como passivo possuem, é um excelente lubrificante no caso do coito anal.Isto é sabido desde os tempos de Sodoma e Gomorra.Tanto é que ainda hoje é conhecido o adágio popular: "COM CUSPE E JEITO SE CONVENCE QUALQUER SUJEITO ".Logo, depreende-se que jogaram 40 milhões de reais dos impostos que saíram do nosso bolso, no lixo.Publicado em o CORREIO DA PARAÍBA de 11 de janeiro de 2009.
-------------Li, estou repassando. Coloquei uma imagem ampliada
mas continuo pasma. É vergonha demais!
Estou enojada, atacada... querendo explodir Brasília.Por onde será que anda Bin Laden???Tô precisando conversar com ele, tem duas torres lindas em Brasília.E está cheia de vermes. Portanto não fará diferença se for detonada!!!http://fran-esperanca.nafoto.netEsperança! Porque "tudo é possível ao que crê!" (Mar. 9.23)---FRANCILÚSIA Xavier SALINOR - MacauFinanceira Telefone: (84) 3521-6527 Fax: (84) 3521-1422 Celular: (84) 8815-0564
Qualquer sujeito
Marcos Aranha
O Ministro da Saúde, o sr. Temporão, autorizou a compra de 15 mil tubos de lubrificantes íntimos, para serem distribuídos aos homossexuais.O lubrificante se destina a facilitar o coito anal entre eles, diminuindo qualquer sensação dolorosa.Segundo a imprensa e a internet, a cortesia feita aos gays custou aos cofres públicos a bagatela de 40 milhões de reais.A Saúde Brasileira que Lula já disse "ter atingido quase a perfeição" é um desastre.O caos é generalizado.Ao amanhecer do dia de Natal quando procurava identificar no Hospital do Trauma, meu motorista desaparecido no dia anterior, encontrei dezenas de pessoas "alojadas" no setor de emergência.Gente em camas, em macas e no chão mesmo. E eu a olhar rosto por rosto.Ali todos os médicos e paramédicos, atendentes, enfermeiros e maqueiros, trabalhavam intensamente, moviam-se sem parar numa verdadeira loucura.Achei Marinaldo na sala de recuperação pós anestésica num leito com uma placa "não identificado", entubado, com o crânio enfaixado com um aviso escrito sobre a fronte: "sem osso".Fizeram-lhe a craniotomia para descomprimir e não conseguiram colocar o cérebro inchado no lugar.Ficou coberto somente com a pele.Comecei a lutar por uma vaga na UTI, onde, junto com um milagre de Deus ele poderia ter uma mínima chance de ficar vivo.Todos os leitos de UTI estavam ocupados com doentes graves.Só no fim da tarde conseguimos coloca-lo na UTI.Marinaldo entrou em morte encefálica e, já no sábado à noite, começaram a captarem-lhe os órgãos: córneas, rins, fígado e o coração.Sepultei Marinaldo na segunda feira, quando cessou meu pesadelo.O leitor pergunta: o que é que tem isso a ver com lubrificante íntimo para homossexuais?Tem sim!O Sr. Ministro da Saúde gastou 40 milhões de reais para que homossexuais possam ter relações sexuais mais confortavelmente, achando bem bom!Um trabalhador jovem pai de filhos menores pode morrer só por falta de um leito de UTI.Um gestor de saúde sério, sem receber propina ou "participação", com 40 milhões, monta 160 leitos excelentes de UTI, a 250 mil reais cada um.Nos hospitais públicos e nos hemocentros brasileiros falta bolsa para coleta de sangue e os hemoderivados fatores VIII e IX da coagulação, essenciais para a sobrevivência dos hemofílicos.Nas Secretarias de Saúde faltam remédios de uso contínuo para cardíacos e para doentes renais. Faltam vacinas...Um doente renal espera 6 anos numa lista de transplantes fazendo hemodiálise 3 vezes por semana.Um tortura: duas furadas na veia com uma agulha da grossura de um prego e 4 horas sentado junto de uma máquina de diálise.Depois sai cambaleante, pra começar tudo de novo, depois de um dia de "descanso".Um dia, a felicidade bate na porta dele, pois chamam-no para receber um rim de um doador, como foi Marinaldo.Tempos depois, recebe a notícia que na Secretaria de Saúde acabou o medicamento imunosupressor que evita a rejeição do rim que mantém a vida dele.Enlouquece a família, faz-se cotas e rifas, pede-se até esmolas para que ele não morra. Vai-se até à Justiça e o tempo passando antes que arranjem o remédio, muitas vezes quando o processo de rejeição já começou.Taí... Quando critico o gasto milionário com lubrificantes íntimos não se trata de preconceito explícito.É somente revolta com o menosprezo do Ministro da Saúde com a vida humana em risco e a preferência dele para o conforto dos homossexuais saudáveis.Não sei se ele teve alguma experiência dolorosa traumatizante que agora tenta compensar com essa "doação".A saliva, coisa gratuita que tanto o homossexual ativo como passivo possuem, é um excelente lubrificante no caso do coito anal.Isto é sabido desde os tempos de Sodoma e Gomorra.Tanto é que ainda hoje é conhecido o adágio popular: "COM CUSPE E JEITO SE CONVENCE QUALQUER SUJEITO ".Logo, depreende-se que jogaram 40 milhões de reais dos impostos que saíram do nosso bolso, no lixo.Publicado em o CORREIO DA PARAÍBA de 11 de janeiro de 2009.
-------------Li, estou repassando. Coloquei uma imagem ampliada
mas continuo pasma. É vergonha demais!
Estou enojada, atacada... querendo explodir Brasília.Por onde será que anda Bin Laden???Tô precisando conversar com ele, tem duas torres lindas em Brasília.E está cheia de vermes. Portanto não fará diferença se for detonada!!!http://fran-esperanca.nafoto.netEsperança! Porque "tudo é possível ao que crê!" (Mar. 9.23)---FRANCILÚSIA Xavier SALINOR - MacauFinanceira Telefone: (84) 3521-6527 Fax: (84) 3521-1422 Celular: (84) 8815-0564
Jan 19, 2009
Alunos recolhendo talos de carnaba próximo ao alto do Rodrigues.
Alunos recolhendo talos de carnaba próximo ao alto do Rodrigues.
Estes são alunos da casa de apoio recolhendo material para o trabalho atersanal com o talo da carnauba, fazendo parte de sua terapia ocupacional do projeto.
AJUDE-NOS A MANTER ESTE PROJETO VIVO!
Queremos conversar com você.Convide-nos para uma boa conversa sobre em como ajudar a manter o projeto da cada de apoio. Atualmente temos os seguinte mantenedores:
- Prefeitura de Macau
- Botique Bela
- Dismável
- Alexandre alto peças
- Maria Amália
- Dora Sorvetes
- Ivan Cabral
- Francinalva Xavier
- Maricélia
Temos também recebido ajudas do juizado especial com cestas básicas resultante das transações penais.
é muito? Nâo. Para atendermos 15 alunos temos uma despesa mensal de quase cinco mil reais.
Você comerciante pode contribuir e descontar no imposto de renda por meio de recibo (1% do imposto devido), já pessoas fisicas podem deduzir até 6%).
Nossa conta para depósitos é: CEF agência 0761 C.C. 1123-4 Operação oo3 em nome da associação casa de apoio a vida.
Jan 11, 2009
Subscribe to:
Posts (Atom)