Apr 25, 2009

O DIA EM QUE A INGLATERRA PAROU PARA SUZAN


Susan quer chocar você
Publicado em 25/04/2009 marleth@gazetadopovo.com.br
Fale conosco
RSS
Imprimir

Receba notícias pelo celular
Receba boletins
Aumentar letra
Diminuir letra
Seria um conto de fadas se os contos de fadas não confinassem as mulheres feias nos papéis de bruxas. A escocesa Susan Boyle não é bonita e leva uma vida modesta. Corajosa, apresentou-se em um concurso de calouros transmitido pela tevê para todo o Reino Unido e impressionou o mundo com sua voz e afinação. Parece que todo mundo viu Susan no programa Britain’s Got Talent na tevê, nos jornais ou na internet. As pessoas ficam encantadas com a aparição da mulher de cabelo desgrenhado, que aparenta mais que seus 47 anos, diante de uma plateia e de um júri cruel, que riem dela. A câmera, maldosamente, põe em destaque algumas moças do auditório que não escondem o escárnio diante da figura tão atípica para aquele ambiente de superprodução. Susan canta I dreamed a dream, do musical Os Miseráveis, e seu talento faz os rostos da plateia e do júri assumirem expressões de espanto. Na primeira vez que se vê, é emocionante. Na segunda vez, percebe-se uma sombra cinzenta por trás da “revelação do ano”. Pelo menos eu percebi.
Susan é provocadora sem querer ser. Sua figura desajeitada e ingênua, propositalmente mantida assim pelos produtores do programa, reafirma que não só os bonitos, os “fashion”, os muito jovens têm talento. Na peneirada promovida pela indústria de entretenimento e pela mídia em geral, só sobram os que exibem imagem impecável. Ou alguém acredita que uma misteriosa combinação genética faz com que só meninas bonitas cantem bem? Tenho um palpite que, mesmo como figura exótica, Susan não teria chance em outros países. No reino de Elisabeth II há certa flexibilidade em relação à imagem corporal. Foi lá, afinal, que a linda princesa Diana foi substituída no coração do príncipe por uma madura e pouco vaidosa Camila Parker-Bowles. Preste atenção em filmes ingleses, irlandeses, escoceses e galeses: os atores são ótimos e, quase sempre, têm aparência comum ou são até bem feinhos. Definitivamente, a peneira que se usa por lá é outra.
ultima = 0;

Saiba mais
O gato e a pedra no lago
Grandes personagens que só nós conhecemos
A linha fina
Deixe-me ir, preciso andar
Diga-me o que faz no fim de semana...
Quem é essa tal Susan Boyle, que desrespeita uma por uma todas as regras do mundo das celebridades? Nasceu em uma cidadezinha escocesa, West Lothian. A mãe teve problemas no parto que comprometeram o desenvolvimento psicomotor de Susan e prejudicaram sua vida escolar. Ela passou a vida cuidando da mãe, que morreu, aos 91 anos, em 2007. Como não tem profissão, está desempregada e passa o tempo fazendo trabalho voluntário na igreja. Frase dela em entrevista ao canal ITV, que promove o programa de calouros: “Ria e o mundo rirá com você. Chore e você chorará sozinho. Eu não pretendo chorar sozinha para sempre”. Definitivamente, Susan não é original, mas ousa “sonhar um sonho”, como na música que interpretou. Parece que ousa até sonhar em encontrar um companheiro! Aqui no Brasil, onde os estereótipos que cercam a vida das mulheres são mais resistentes que a monarquia britânica, ririam dela ainda mais que aquela plateia sarcástica do Britain’s Got Talent.
A sombra cinza que vejo por trás da figura simpática de Susan é o uso descarado e impiedoso que os profissionais do show business vão fazer de sua imagem. Acho que não vão mudá-la tanto, pelo menos por enquanto, porque aí a brincadeira perderia a graça. Mas o produtor deve estar esfregando as mãozinhas de excitação, pensando em formas de lucrar em cima da pureza da escocesa. Além do mais, como uma pessoa que vivia confinada em casa, cuidando da mãe idosa, sobrevive à fama mundial? A julgar pelas entrevistas que tem dado, Susan está achando tudo divertido, especialmente o assédio das crianças nas ruas de sua cidade. Pode ser que seja um daqueles casos de 15 minutos de fama. Se for assim, melhor para ela. Lidar com este assédio por muito tempo deve ser enlouquecedor, assim como ver o interesse ir minguando aos poucos.
Consigo imaginar um final feliz para Susan: passado o interesse geral por ela, terá partes em musicais de tempos em tempos, fará sucesso nos cultos da igreja de West Lothian, de vez em quando será convidada para um programa de auditório. Será para sempre uma celebridade em sua cidade. Já está de bom tamanho. Mais que isso, é perigoso.
Marleth Silva é jornalista.

O MUNDO EM SUAS MÃOS!


A terra é um grande sistema. Dependemos dele. Há uma interação entre todas as partes. Nâo pense em sobreviver sem ele. O ar que respiramos, nosso alimento, á agua, tudo vem dele. O mundo está em nossas mãos.

Dia 22, dia da terra!


Em todo o mundo se comemorou o dia da terra. O que estamos fazendo com o nosso planeta? Paulo falando aos Romanos no primeiro século disse: "Porque a terra geme, suportando dores" Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. 88:22

O que estás a fazer por ele?

Igreja Wesleyana


Estivemos também na Igreja Wesleyana am Pendencias a convite da liderança. Falamos sobre dependência quimicas para adultos, crianças e adolescentes. Agradecemos também o carinho de todos na quarta feira dia 22 de Abril.

Palestras sobre a páscoa no Sesi


Estive nesta sexta feira no Sesi participando da páscoa dos funcionários. Foi um momento bom e agradável para todos. Agradecemos o convite e apreço de todos.

Apr 16, 2009

o que a globo não vai mostrar






















O QUE A GLOBO NÃO VAI MOSTRAR
Para quem não sabe, esse é o rio Ganges, sagrado para os hindus. Para nós é algo nojento, apavorante, imundo e impensável mas para eles não, faz parte da cultura. Nesse rio eles soltam os corpos dos mortos sendo cremados em cima de balsas de madeira. Os de "castas inferiores" não podem comprar muita madeira então o corpo não é totalmente cremado, sobrando os restos que aparecem nas fotos... Os mais afortunados compram mais madeira e o corpo queima até virar cinza. Nesse rio eles tomam banho, bebem a água, lavam suas roupas ... As vacas sao consideradas santas também e são muito respeitadas e, quando morrem, também são jogadas no rio. Ai que nojentoooo...

A INDIA QUE A GLOBO NÃO MOSTRA







Enquanto uma novela conquista o público, difundindo o hinduísmo, a maioria dos telespectadores não tem noção da realidade dessa religião, que está por trás da maior parte das idéias da Nova Era.



Quando os deuses se enganam O que pensar de um deus que corta a cabeça de um menino por engano e em troca lhe dá uma cabeça de elefante? Deuses que se enganam são deuses vãos. Eles não são confiáveis. Mesmo assim, têm adoradores que se sacrificam por eles: Na revista alemã Der Spiegel apareceu a história de um adolescente indiano de 16 anos que decidiu fazer uma oferenda singular ao deus Shiva[1]. Sua peregrinação ao templo Trinath em Rourkela, na Índia, durou dez semanas. “Você jamais será alguém na vida!”, costumava dizer seu pai. Aswini Patel andava sempre sozinho e não era muito popular na escola, nem entre as crianças da vizinhança. Em casa, ele tinha de escutar acusações constantes de ser pouco inteligente e preguiçoso. Finalmente, ele decidiu não ouvir mais as ordens de ninguém. Ele decidiu que iria ouvir somente aos deuses. Aswini era especialmente fascinado por Shiva, o deus de muitos braços. Foi Shiva que, por engano, cortou a cabeça do filho de sua mulher. Em troca, deu-lhe uma cabeça de elefante. Assim surgiu um novo deus, chamado Ganesha. Essa história impressionou muito a Aswini.No começo de maio de 2008, depois de uma viagem penosa, o jovem finalmente chegou ao templo cinzento de Shiva. Tirou uma lâmina de barbear de seu bolso, olhou bem para o pequeno deus de pedra e murmurou: “Senhor Shiva”. Aí estendeu sua língua e cortou um pedaço dela, depositando-o como oferenda ao lado da estátua do seu ídolo. Seu grito de dor chamou a atenção da esposa de um sacerdote, que o socorreu. Algum tempo depois, a polícia levou Aswini ao hospital, onde foi imediatamente operado. Quando seu pai chegou no dia seguinte, só abraçou seu filho. Não o xingou nem o repreendeu pelo que tinha feito. Apenas disse que o rapaz era maluco e que tudo iria ficar bem. Os médicos explicaram que Aswini voltaria a falar em alguns meses e que o resto de sua língua iria se readaptar para articular as palavras.
A Bíblia deixa bem claro: “Que digo, pois? Que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o próprio ídolo tem algum valor? Antes, digo que as coisas que eles sacrificam, é a demônios que as sacrificam e não a Deus; e eu não quero que vos torneis associados aos demônios” (1 Co 10.19-20).
É muito triste que um jovem de origem humilde tenha feito algo assim. Desprezado pelos conhecidos, impelido pelas religiões ao seu redor, movido pela esperança de uma vida melhor e em busca de atenção e afeto, Aswini se dispôs a um sacrifício dolorido. Mas, por trás desse gesto está toda a cruel realidade do demonismo, da fúria destrutiva de Satanás, de seu engano e de suas impiedosas mentiras.
O jovem fez uma longa viagem e se dispôs a sacrificar um pedaço de sua língua a um deus que, por engano, cortou a cabeça do filho de sua mulher, dando-lhe em troca uma cabeça de elefante. Que deus é esse que se engana dessa forma e nem percebe estar matando seu próprio enteado? Na verdade, esses ídolos não são capazes de coisa nenhuma, pois não podem absolutamente nada, nem mesmo agir por engano:
“No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada. Prata e ouro são os ídolos deles, obra das mãos de homens. Têm boca e não falam; têm olhos e não vêem; têm ouvidos e não ouvem; têm nariz e não cheiram. Suas mãos não apalpam; seus pés não andam; som nenhum lhes sai da garganta. Tornem-se semelhantes a ele os que os fazem e quanto neles confiam” (Sl 115.3-8).
O demonismo que está por trás dos ídolos é que impele as pessoas a atos tresloucados como o desse jovem indiano. Muitos sofrem com compulsões demoníacas por buscarem sua salvação nos lugares errados, ao invés de procurarem auxílio em Deus, que se revelou em Jesus Cristo e quer ajudar a cada um em qualquer situação.
Como é diferente desses falsos deuses aquilo que Pedro diz de Jesus: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna” (Jo 6.68). Suas palavras poderiam ser transcritas assim: “Senhor, a quem poderíamos nos dirigir? Teria de haver alguém maior do que Tu! Mas não há ninguém. Tua grandeza suprema se mostra não em símbolos nem em sinais e milagres, mesmo que estes Te acompanhem, mas naquilo que Tu dizes e com o que Tu nos dás pela Tua Palavra. Tu tens as palavras da vida eterna, essa é a grande diferença. Ninguém do mundo visível ou invisível pode tentar comparar-se contigo. Ninguém é mais importante, mais consistente ou mais significativo do que Tu, e ninguém pode dar o que Tu dás. Diante de Ti todos os grandes deste mundo somem na insignificância. Por isso, está fora de questão para quem iremos e a quem nos dirigiremos com todo o nosso ser”.
No lugar de tentarmos ofertar alguma coisa a Deus tentando agradá-lO, foi Ele que se ofereceu em sacrifício através de Jesus Cristo (2 Co 5.18-19). Por meio desse sacrifício em nosso lugar recebemos o perdão dos nossos pecados e uma vida santificada, além de sermos considerados aperfeiçoados diante de Deus, em Jesus:
Perdão: “...agora... ao se cumprirem os tempos, se manifestou uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o pecado” (Hb 9.26).
Santificação: “Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas” (Hb 10.10).
Perfeição: “Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados” (Hb 10.14).
Quem aceita, de forma pessoal, pela fé, o sacrifício de Jesus, passa a usufruir de todo o agrado de Deus: “pois eles mesmos, no tocante a nós, proclamam que repercussão teve o nosso ingresso no vosso meio, e como, deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro e para aguardardes dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura” (1 Ts 1.9-10). (Norbert Lieth - chamada da meia noite. http://www.chamada.com.br/



Apr 11, 2009

Celebrando a páscoa em Baixa do Meio


A palavara páscoa significa passagem, libertação. Foi o dia em Deus passou sobre o Egito para libertar o seu povo da escravidão. Deus em Cristo veio nos libertar da maldição da lei, do julgo do pecado. Ele disse: e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.

Celebrando a páscoa em Baixa do Meio


Durante a última semana celebramos a páscoa com professores e alunos. Foi ótimo a confraternização para todos. Nesses tempos dificeis, precisamos relembrar e praticar a comunhão. Jesus disse: Nisso conhecerão que sois meus discipulos, se vos amardes uns aos outros.

Apr 10, 2009

o salário do pecado é a morte.


o que é salario? O salário vem de sal. Os soldados romanos recebeiam seus pagamentos em sal, moeda corrente no império romano. Salário é portanto pagamento por serviços prestados, recompensa de algo. A recompensa para quem vive pecando (errando o alvo, já que a etimologia da palavra pecado no hebraico é errar o alvo), é a morte. Nunca alguém ficou com bons dividendos por viver pecando, errando o alvo. Que o alvo? O de agradar a Deus, já que fomos criados para a sua glória (Efésios 1:5,6). Exemplo: o filho pródigo, lucas 15, resolveu viver a sua vida a seu modo. viveu dissolutamente, mais quais foram os resultados? Perdeu tudo, a tal ponto de comer migalhas dos porcos. Este é um exemplo de que o salario do pecado gera a morte.

O LIVRO DE PROVÉRBIOS E A BEBIDA.


Veja o que ensina o livro de Provérbios sobre o uso excessivo do álcool. Essas verdades foram escritas por Salomão a 3.000 anos. Veja como a Bíblia é atual.

Peovérbios 23:29-35.


29
Para quem são os ais? Para quem os pesares? Para quem as pelejas? Para quem as queixas? Para quem as feridas sem causa? E para quem os olhos vermelhos?
30
Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando vinho misturado.
31
Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente.
32
No fim, picará como a cobra, e como o basilisco morderá.
33
Os teus olhos olharão para as mulheres estranhas, e o teu coração falará perversidades.
34
E serás como o que se deita no meio do mar, e como o que jaz no topo do mastro.
35
E dirás: Espancaram-me e não me doeu; bateram-me e nem senti; quando despertarei? aí então beberei outra vez.

Apr 5, 2009

Familias visitam a casa de apoio


é muito importante para a recuperação do dependente quimicio a presença da familia. A familia é a base de tudo. Não seria esse o motivo de termos tantos jovens rebeldes: o desajuste familiar? Dai darmos grande importancia a celula familiar.